Afinal, o que é a menopausa?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Por volta dos 50 anos, surge uma nova fase na vida de uma mulher: a transição da idade fértil para a infértil, ou seja, a menopausa. E, quando esse período chega, as mulheres experimentam uma série de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Mas sofrer com os sintomas não é uma sina que precisa ser suportada e ponto final. Com bons hábitos de vida é possível fazer uma passagem suave.

De uma forma geral, a menopausa é caracterizada pelo fim da menstruação e não existe um consenso que determine em que idade começa a menopausaela normalmente pode acontecer 40 e 52 anos. E quanto tempo dura a menopausa? Essa fase se consolida após um ano sem menstruar, o que representa o fim do ciclo ovulatório. Sendo que sua última menstruação é a data da sua menopausa.

Em raríssimos casos, a menstruação e menopausa podem ter ser ciclo alterado e encerrado antes mesmos dos 40 anos, a chamada menopausa precoce. Não existe uma causa determinante para o adiantamento do fim do ciclo menstrual. Mas, histórico familiar, doenças autoimunes (como lúpus), doenças crônicas (como insuficiência renal), além de cirurgias pélvicas, tratamentos para câncer e o tabagismo podem interferir negativamente no ovário e nos óvulos.

No climatério, caracterizado pelo período que antecede a menopausa, a menstruação tende a ficar irregular, com ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento ou, ao contrário, com sangramento abundante e por mais dias. Estas alterações ocorrem tanto por causa da baixa produção de estrogênio e progesterona, como pela falta de ovulação na mulher.

Também é comum o surgimento de outros sintomas como ondas de calor, sensação de calafrios, irritabilidade, diminuição da lubrificação vaginal, ressecamento da pele, dificuldade de emagrecer. E mesmo nos casos em ocorre a menopausa precoce os sintomas não se diferenciam.

Para algumas mulheres, essas mudanças hormonais que acontecem antes e depois da menopausa podem ser perturbadoras. Para aliviar os sintomas, o tratamento pode ser feito através da reposição hormonal, sob indicação do ginecologista, com o uso de fitoterápicos ou através de mudança de hábitos e prática regular de atividades físicas.

Conheça o produto Boraprim 60 cápsulas, clicando na imagem abaixo.

BoraprimBoraprim 60 cápsulas
Boraprim é a associação perfeita dos óleos de borrage, prímula e gergelim, incluindo as mais importantes características de cada óleo e potencializando ao máximo seus benefícios comuns.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments