7 exercícios para a mente afiada

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem disse que só o nosso corpo precisa de exercícios para ficar em forma? Ao longo dos anos o cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva e, se ele não for treinado com exercícios, pode falhar. Por isso, fazer diariamente alguns exercícios para a mente ajuda a manter o cérebro ágil e evita a perda da memória.

Hábitos saudáveis como manter uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercícios físicos e atividades como quebra cabeça, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória, ler e aprimorar novas habilidades sempre ajudam a exercitar o cérebro e preservar seu bem-estar e saúde mental.A leitura é uma forma eficaz de estimulas o cérebro

Mas, as atividades para o desenvolvimento da mente não param por aí. Fazer exercícios mentais diários faz com que você aprenda a prestar mais atenção nas suas ações e, consequentemente, ajudam a aumentar a concentração e a sua memória, assim como a agilizar o raciocínio.

Veja 7 dicas de exercícios simples que podem ser inseridos no seu cotidiano, sem que isso tome muito o seu tempo:

  1. Tique-taque
    Em ambiente silencioso, sente-se em posição confortável e coloque um relógio que faça barulho para trabalhar. Concentre sua atenção no ritmo e deixe que o som ocupe todo o seu espaço mental. Não se apegue a pensamentos que passarem por sua mente, deixe-os passar e retome a concentração.
  1. ‘Leia’ de cabeça para baixo
    Pegue uma revista e a folheie de cabeça para baixo. Ver as imagens e os títulos ao contrário exige que o cérebro se esforce para identificar códigos que na verdade ele já conhece. Esta é uma das formas de manter o cérebro ativo e descansado.
  1. Quebre a rotina
    Mudar a rotina ajuda a eliminar os padrões de pensamento que nos levam ao piloto automático. Experimente usar o relógio de pulso no braço que não está acostumado. Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual. Veja as horas num espelho. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
  1. Aprenda uma palavra nova todos os diasAmpliar o vocabulário é estimulante
    Abra o dicionário e selecione uma palavra que, até então, lhe era totalmente desconhecida. Depois, passe a utilizá-la no seu dia a dia em diferentes contextos, fazendo novas frases e trocadilhos. Incrementar o vocabulário é um estimulante para a criatividade, memória e raciocínio.
  1. Decore a lista de compras do supermercado
    Pode parecer um exercício bobo, mas fazer a lista mentalmente com base naquilo que está faltando é um exercício ajuda a desenvolver e a ajustar a memória.
  1. Tome banho de olhos fechados
    Fazer todo o ritual do banho de olhos bem fechados, até mesmo abrir a torneira ou pegar o shampoo, ajuda a potencializar a área do cérebro responsável pelas sensações táteis.
  1. Faça a cabeça funcionar
    Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Antes de dormir, escolha a situação mais importante do dia e reconstrua mentalmente em detalhes. Ao ouvir uma palavra diferente, pense em outras cinco começando com a mesma letra.

Esses tipos de atividades mentais não tem relação direta com a inteligência do indivíduo, mas sim com a agilidade do seu cérebro. Qualquer um pode ficar com a mente cansada durante um período estressante ou mesmo por fazer sempre as mesmas coisas.

E fazer este tipo de ginástica para o cérebro vai ajudar a manter a sua saúde mental e as conexões cerebrais saudáveis.


Conheça o produto Ginkgo Biloba, clicando na imagem abaixo.

Ginkgo Biloba mantém a mente saudável Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba ajuda a manter o bom estado da mente, da memória e da atenção, combatendo também  problemas vasculares como varizes.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments